Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Você conhece o Chá Amarelo? Oolong


Depois do chá verde, branco e vermelho, agora é a vez do amarelo fazer parte da sua dieta e acelerar a perda de peso. Assim como os três primeiros, ele é extraído da planta Camellia sinensis - muda apenas a fase da colheita e o tempo de fermentação. O resultado? Uma bebida de coloração amarelada e sabor suave, quase adocicado - ótima notícia, especialmente para quem não se adaptou ao gosto amargo do famoso chá verde.

Originário da China - e novidade no Brasil -, é encontrado, por enquanto, apenas em lojas especializadas, seja na forma de cápsula, a granel ou em pó instantâneo. Mas é provável que, em breve, esteja nos supermercados disputando espaço nas pratelerias com os outros chás da mesma família (que inclui ainda o preto, o mais comum de todos, e o oolong, bastante apreciado pelos japoneses).

Os estudos científicos também estão apenas no começo. Os especialistas, no entanto, acreditam que o chá amarelo preserve os compostos bioativos encontrados naturalmente na planta, principalmente as catequinas - substâncias antioxidantes que garantem ao chás branco e verde (este, sim, estudado exaustivamente) o poder de combater o envelhecimento precoce e queimar os excessos acumulados na cintura. De qualquer maneira, o que a ciência já comprovou é suficiente para você adotá-lo como aliado da dieta.


Inimigo das toxinasUm estudo japonês, feito com todos os tipos de chá da Camellia sinensis e publicado na revista americana Phytotherapy Research, revelou que o chá amarelo tem uma quantidade surpreendente de ácido gálico (três vezes mais que no verde e oito que no branco). "Esse componente protege o fígado dos efeitos nocivos das toxinas, geralmente presentes no ar poluído que respiramos e até na alimentação", diz Ana Luísa Faller, nutricionista funcional da Soul Nutrition Consultoria em Nutrição, no Rio de Janeiro.

Outro benefíco do ácido gálico é estimular a produção das enzimas hepáticas, que colocam as substâncias inimigas para fora. "Acumuladas no organismo, as toxinas causam danos às células e, consequentemente, aumentam a retenção de líquido e dificultam a perda de peso", diz a nutricionista Jaqueline Migon, também da Soul Nutrition. Ou seja, o chá amarelo pode contribuir duplamente para você se livrar das gordurinhas teimosas.

Só um detalhe: assim como outros chás, o amarelo deve ser aliado a uma dieta. Melhor ainda se o cardápio privilegiar alimentos que ajudam a saciar a fome rapidinho, além de estimular o bom funcionamento do intestino e do organismo em geral, como o que as nutricionistas Ana Luísa e Jaqueline criaram especialmente para você. A combinação chá amarelo + dieta vai ajudá-la a emagrecer até 5 quilos em 15 dias. Então, já colocou a chaleira no fogo!?


A fórmula idealQuanto beber
Para obter os benefícios positivos do chá amarelo, você deve consumir no mínimo quatro copos grandes (cerca de 1 litro) por dia. Impossível? Lembre-se: o sabor é bem mais suave que o verde e, por isso, fica fácil (e agradável) atingir essa medida. O problema é o excesso de cafeína? Ele tem um teor reduzido desse componente e, portanto, oferece menos risco de irritar o estômago ou tirar o sono quando consumido no fim do dia. Mesmo assim, evite o consumo se estiver grávida ou com problemas de estômago.

Coloque a água no fogo, mas não deixe ferver. Assim que surgirem as primeiras bolhinhas, acrescente a erva (1 colher de sobremesa para cada 200 mililitros de água) e desligue o fogo. "A água muito quente degrada os compostos biotivos da erva, diminuindo os efeitos positivos", avisa Ana Luísa, nutricionista da Soul Nutrition, no Rio de Janeiro. Tampe a panela por 5 minutos e coe.

A melhor versão
Sempre que possível, prefira a erva desidratada a granel, própria para infusão. As cápsulas com o extrato de chá amarelo também são poderosas, mas devem ser prescritas pelo seu médico ou nutricionista. Você só encontra o chá em pó instantâneo ou sachê? Escolha uma boa marca e observe no rótulo se a erva é extraída da Camellia sinensis.

Boas combinações
O chá pode ser preparado com ervas aromáticas (hortelã, cidreira, camomila) ou misturado com suco de frutas. Porém, sempre use 1 colher de sobremesa da erva para 1 xícara (200 ml) de água. Se quiser preparar uma quantidade maior de chá, mantenha-o na geladeira no máximo por 12 horas. Quente ou frio, o efeito é o mesmo.

Evite beber o chá logo após as refeições principais (almoço e jantar). As catequinas podem prejudicar a absorção dos minerais, principalmente ferro e cálcio, presentes nos alimentos consumidos. Mas, depois de 30 minutos, o chá fica liberado.

Onde comprar
http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/CH%C3%81S/IMPORTADOS
NO EMPORIO DA VILA - (45) 3524 0258
SILVIO AMÉRICO SASDELLI - 2080
VILA A

Uma planta, seis chásTodossão derivados das folhas da Camellia sinensis. A diferença está na colheita e na fermentação da erva.

Verde

Não é fermentado. As folhas são cozidas imediatamente após a colheita. Depois, passam por dois outros processos: secagem e queima. Por isso, o sabor é forte.

Branco

As folhas são novas (ainda cobertas por uma penugem esbranquiçada) e minimamente fermentadas. O aroma e o sabor são suaves.

Amarelo

O tempo de fermentação é mais lento do que o do branco. É perfumado e tem sabor delicado.

Oolong - amarelo

Apesar de também ter coloração amarela, o processo de fermentação é mais longo do que a do chá amarelo.

Vermelho

A coloração avermelhada é resultado do processo de fermentação, parecido com o do oolong. Tem
sabor forte, mas não tão amargo quanto o verde.

Preto

É altamente processado e fermentado, o que diminui a concentração de antioxidantes.

Fonte: Linus Pauling Institute, Oregon, Estados Unidos.

Veja mais chás na loja virtual: http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/CH%C3%81S/IMPORTADOS

Oolong


sábado, 17 de julho de 2010

Plantas amigas de sua dieta.



retirado do site: mdemulher.com.br - abril.com

Cápsula de cártamo transforma seu corpo
À base de óleo de cártamo, a pílula reduz o apetite, queima gordura, enrijece os músculos e ainda combate o colesterol
por Paula Afitmu

RECEBA EM CASA: http://www.emporionarede.com.br/item/CL+-+FISIO

O cártamo acelera a perda de peso e tonifica o corpo
Foto: Getty Images



A origem
Das regiões áridas da Índia, o cártamo é cultivado há mais de 2 mil anos. "Seu nome técnico, Carthamus tinctorius, vem do hebraico e pode ser traduzido como 'tingir com tinta', devido ao corante alaranjado obtido das suas flores", explica Andréa Cristina de Oliveira, farmacêutica e fitorepeuta, de São Paulo.

A utilização
Parente do girassol, o cártamo é uma planta com altos teores de óleos (cerca de 40%) em suas sementes. O extrato pode ser usado na alimentação (em forma de cápsulas), na formulação de cosméticos e até na indústria bioquímica, na produção de biodiesel, além das propriedades corantes de suas flores.


Os benefícios
Obriga o corpo a queimar gordura acumulada Libera uma substância que reduz o apetite, enviando rapidamente ao cérebro a informação de saciedade Faz com que a musculatura seja definida mais depressa Trata e previne celulite por atuar na camada intradérmica da pele Dá mais energia.

NOVE PLANTAS AMIGAS DA SUA DIETA.

1. Camomila
Calmante, diminui a ansiedade e contribui para uma boa noite de sono.


2. Chá branco
Extraído de folhas novas e brotos, tem 40% mais antioxidantes que o chá verde, substâncias que combatem o envelhecimento.
http://www.emporionarede.com.br/item/CH%C3%81+BRANCO+-+SACHE+TOWA RECEBA EM CASA

3. Chá preto
Também vem da Camelia sinensis. Rico em cafeína, estimula o metabolismo e a queima de calorias.


4. Chá verde
Extraído da Camelia sinensis, é diurética, combate os radicais livres e acelera o metabolismo.
http://www.emporionarede.com.br/item/CH%C3%81+VERDE+COM+LIM%C3%83O+-+MILLY CLIQUE E RECEBA EM CASA

5. Chá vermelho
Conhecido como o "detonador de gordura". Por ter cafeína, deixa o metabolismo rápido e acelera o gasto de energia.


6. Ginseng
Tem ação energética e antioxidante. Contraindicada para hipertensos.
http://www.emporionarede.com.br/item/FINEST+250MG++GINSENG

7. Hibisco
Seu chá é digestivo e combate a retenção de líquidos, importante para a perda de peso.

http://www.emporionarede.com.br/item/CH%C3%81+BRANCO+E+HIBISCO+-+SABOR+VERDE+-+200G
8. Mate
Considerada a versão brasileira do chá verde, ajuda a reduzir a absorção de gorduras no intestino.


9. Oliveira
Estudos garantem que suas folhas são três vezes mais potentes que o chá verde no emagrecimento. Também tem antioxidantes.
http://www.emporionarede.com.br/item/CH%C3%81+DE+OLIVEIRA+SACHE

EMPÓRIO DA VILA - CARINHO PELO QUE FAZ!
45 3524 0258

quarta-feira, 14 de julho de 2010

TEMPEROS: USOS E TRUQUES


Conheça alguns temperos, seus usos e truques

O curry não é um único tempero, mas na verdade uma mistura de vários outros condimentos, que incluem cravo, canela, noz-moscada, pimenta-do-reino, cúrcuma, gengibre, louro e coentro? E que o açafrão mais vendido nos mercados não é o tempero autêntico - que custa caríssimo -, mas sim uma "tintura" de açafrão?

Conhecer os temperos e os seus usos é tarefa para anos e anos de estudo. Para dar uma palhinha do quanto o mundo das especiarias é tão fascinante quanto complexo, coletamos dicas de três especialistas: Verônica Debellian Accetta, coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gastronomia da UniLaSalle, a consultora e jornalista Rosa Nepomuceno e a dona do restaurante Canto d'Alice, Izabel Serra.

Pimenta
Um tempero que dá sempre o que falar é a pimenta. Quanto menores, mais picantes. Para suavizar o ardor da malagueta ou da dedo-de-moça, deve-se abri-las com a faca, no sentido do comprimento, e retirar as sementes. Uma boa pedida são os produtos à base de pimenta vendidos no mercado. Rosa indica a conserva com a pimenta-do-reino verde, da marca francesa Vilux, que deve ser usada no filé au poivre, e a calabresa fininha da australiana Kotanyi.

Chimichurri
De acordo com os folhetos, é um mix com ingredientes que variam de marca a marca, mas cuja composição mais recorrente é cebola e alho, pimentão e pimenta vermelhos, salsa, cebolinha, orégano, noz-moscada, louro, alecrim e tomilho. A mistura nasceu nos pampas, para conservar e temperar as carnes de argentinos e gaúchos.

Feno Grego


- É maravilhoso para temperar e fazer uma espécie de capa para a carne seca, enrolando-a.

Curry
A mistura de temperos dá toque especialíssimo às carnes. Receita supimpa: faça um berço com os grãos de curry para um pedaço de filé mignon, acrescente mais do tempero sobre a carne e faça uma capa de sal grosso, antes de levar ao forno.

Outra dica é misturar ao condimento já moído um pouco de canela, para dar mais tempero às carnes, ou acrescentar cúrcuma para ressaltar a cor.

Pesto
Engana-se quem pensa que pesto, a mistura muito usada em massas, só é feita de manjericão.

- A palavra "pesto" significa "macerar", o que se aplica a qualquer erva. Dá para fazer ótimos pestos de coentro e hortelã, por exemplo.

Menta
- Menta é uma hortelã de folha mais lisinha, que também tem suas origens no Oriente Médio - explica Verônica, que acrescenta: - É fundamental em quibes, mas também combina em saladas que usem queijo branco e em pratos de peixe e carne.

Manjericão roxo
No Brasil é conhecido também como alfavaca. A erva dá uma bela caipivodka:

- Bata o manjericão roxo com lichia, açúcar e vodka, fica uma delícia.

Além disso, o tempero pode ser usado para dar cor a saladas e peixes.

Cerefólio
A erva de nome esquisito tem sabor suave e é de difícil cultivo no Brasil, uma vez que se adapta melhor nos climas frios. Substitui a salsinha em pratos que exijam mais delicadeza, como omeletes e sopas requintadas. Por isso, aliás, é conhecida como "folha da alegria" na Europa: sua suavidade lembra as coisas felizes da vida.

FONTE: JORNAL O GLOBO.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

SHITAKE, ESSENCIAL PARA SUA SAÚDE.



Mais uma delícia Empório da Vila.



Risoto de Shiitake


2 (chá) de arroz arboreo italiano
3 (sopa) de azeite de oliva
1 (sopa) de manteiga sem sal
80 gramas de shiitake desidratado (seco)
20 gramas de queijo parmesão ralado
2 cubos de caldo de galinha
1 cebola média picada
sal



EMPORIO DA VILA - 3524 0258
VILA A
CLIQUE E ENTRE EM NOSSA LOJA VIRTUAL:
http://www.emporionarede.com.br/




Colocar numa tigela o shiitake cortado em pedacinhos e 5 xícaras (chá) de água fria e deixar reidratar o cogumelo por uma hora. Retirar e reservar. Usar a água do shiitake e dissolver nela ela os cubos de caldo de galinha, e colocar numa panela para ferver. Após a fervura, manter o caldo quente. Numa panela de pelo menos 5 litros, fritar a cebola no azeite de oliva até ficar transparente, juntando, então o arroz e o shiitake, sempre mexer com colher de pau, por mais 3 minutos. Acrescentar uma concha do caldo de galinha e continuar a mexer até que a mistura precise de mais caldo, mantendo esta operação por mais ou menos 20 minutos, até que o arroz ficar al dente. Corrija o sal, se necessário, durante o cozimento. Apagar o fogo, misturar a manteiga sem sal e o queijo. Sirva acompanhado de vinho italiano ou sake gelado.







MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SHITAKE.



Os cogumelos cultivados pela Cogumelos Yama são 100% NATURAIS, não contendo agrotóxicos.

Cogumelos: alimentos poderosos
Comuns na culinária japonesa, o shimeji e o shiitake ajudam a emagrecer e a prevenir algumas doenças
Muito usados na culinária oriental, o shimeji e o shiitake agora são considerados alimentos fundamentais à manutenção da saúde e da boa forma. Saborosos e versáteis, os dois cogumelos foram eleitos por uma série de estudos - a maioria da Universidade de Osaka - peça-chave na nutrição funcional devido à ação preventiva e de cura que apresentam contra algumas doenças. Isso sem falar na ajuda que eles dão a quem está de dieta - como têm poucas calorias, podem ser incluídos tranqüilamente em um cardápio light. Confira, a seguir, tudo o que essas delícias saudáveis são capazes de fazer pelo organismo.
1- Sem fome
Dependendo da receita, um prato à base de shiitake ou shimeji pode ser bem magrinho. Isso porque o alimento soma apenas 35 calorias a cada 100 gramas, o equivalente a uma xícara e meia de chá. Além disso, seu sabor intenso aciona uma espécie de centro de recompensa do sistema nervoso, que manda uma mensagem de saciedade ao cérebro. Mas atenção: de nada vai adiantar banhar o cogumelo em manteiga na hora do preparo. Para manter o baixo valor calórico, experimente cozinhá-lo com uma colher de chá de margarina light.



2- Muita proteína
O shiitake é fonte de fibras, vitaminas e minerais, mas seu carro-chefe é mesmo o alto teor protéico. Pode-se dizer que quatro colheres de sopa do cogumelo equivalem - acredite - a um bife de carne vermelha pequeno. Tanto o shiitake quanto o shimeji contêm grande concentração de aminoácidos essenciais, nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do metabolismo. Outra vantagem desses alimentos sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contra-filé possuem cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma porção de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura.
3- Combate a doenças
Entre os principais benefícios terapêuticos do shiitake e do shimeji está a estimulação do sistema imunológico. Só por isso, eles já podem ser considerados alimentos mais do que funcionais. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentina, que, segundo pesquisas da Universidade de Michigan, nos EUA, seria capaz de ativar o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção de interleucina, uma outra substância relacionada ao combate da gripe e infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas como hepatite e Aids. Além disso, ela previne o aparecimento de tumores cancerígenos.
4- Sangue mais fino
Os pesquisadores apontam o shiitake e o shimeji - em uma lista que inclui ainda a cevada, o farelo de arroz, a alga marinha e o chá verde - como alimentos altamente capazes de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração (entre elas, o colesterol alto, a hipertensão, o enfarte e o diabetes). Duas substâncias são responsáveis por esse feito: a eritadenine - que diminui a agregação de gordura no sangue - e as betaglucanas - fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, secos ou na forma de extratos, como medicamento para tratar o corpo e viver cada vez melhor.
Como preparar
Para tirar melhor proveito do shiitake e do shimeji, o truque é prepará-los em molhos, sopas, cremes, refogados ou chás. É que as receitas que envolvem calor multiplicam seus poderes. Aquecidos a 65 graus (temperatura que antecede o ponto de fervura), durante pelo menos dois minutos, eles atingem uma boa concentração dos princípios ativos. Já quando o assunto é prevenção, indica-se consumir 30 gramas ou o equivalente a três colheres de sopa desses cogumelos por semana para afastar os problemas de saúde.

Shiitake
Estudos científicos, a maioria da Universidade de Osaka, no Japão, elegeram esse alimento como essencial da nutrição funcional depois de comprovar sua ação de prevenção e cura contra algumas doenças. Tanto que, apesar do preço ainda salgado, é possível comprá-lo fresco ou seco com mais facilidade em feiras e até nas grandes redes de supermercados.

Ativa o botão da saciedade e diminui a fome
Dependendo da receita, um prato à base de shiitake ou shimeji pode ser considerado para lá de light. O alimento soma apenas 35 calorias, em média, para uma porção generosa de 100 gramas, 1 xícara e meia de chá ­- um valor menor que a metade da mesma quantidade de kani, por exemplo, que já é considerado pouco calórico. "Sem falar que o sabor intenso dele aciona uma espécie de centro de recompensa do nosso sistema nervoso. Ativado, esse centro manda uma mensagem de saciedade ao cérebro", explica Vanderlí Marchiori, nutricionista de São Paulo. Mas atenção: para conservar o baixo valor calórico do cogumelo não vale banhá-lo na manteiga (troque-a por uma colher de chá de margarina light) nem regar o risoto com uma lata de creme de leite.

Garante tanta proteína quanto a da carne vermelha (e engorda menos!)

Ele contém vitaminas, fibras e minerais, mas é o alto teor protéico o carro-chefe nutricional do cogumelo. Dá para dizer que quatro colheres de sopa de shiitake equivalem a um bife de carne vermelha pequeno. Tanto o shiitake como o shimeji contêm uma composição privilegiada de aminoácios essenciais, aqueles nutrientes fundamentais para o metabolismo funcionar a pleno vapor e que o nosso corpo não sintetiza sozinho. Outra grande vantagem dele sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contra-filé têm cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma quantidade de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura. Aí, não importa se você é fã da proteína para ganhar músculos ou se quer emagrecer comendo menos carboidrato, o ponto vai para o cogumelo.

Recruta o exército de defesa do organismo e previne da gripe ao câncer
Estimular o sistema imunológico está entre os principais benefícios terapêuticos dos cogumelos shimeji e shiitake e, só por isso, já podem ser considerados alimentos mais do que funcionais. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentinan. "Segundo estudos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o lentinan seria capaz de estimular o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção da interleucina, uma outra substância relacionada ao combate da gripe e de outras infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas como hepatite e Aids, além de prevenir o aparecimento de tumores cancerígenos", constata Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição da Escola Superior de Agricultora Luiz Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba.



Afina o seu sangue e afasta o mau colesterol
Ao lado de uma lista que inclui a cevada, o farelo de arroz, a alga marinha e o chá verde, os pesquisadores apontam o shiitake e o shimeji como alimentos capazes de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração. Entre elas, o colesterol alto, a hipertensão, o enfarte e o diabetes. São duas as substâncias responsáveis pela tarefa: a eritadenine que diminui a agregação de gordura no sangue (e que, quando em excesso, entope as artérias) e as betaglucanas, fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, há muitos anos, secos ou na forma de extratos como medicamentos para tratar o corpo e viver cada vez melhor.



EMPORIO DA VILA - 3524 0258
VILA A
CLIQUE E ENTRE EM NOSSA LOJA VIRTUAL; http://www.emporionarede.com.br/




sexta-feira, 9 de julho de 2010

AVANÇOS SOBRE A AIDS


Descobertos anticorpos capazes de neutralizar 90% das variedades de HIV
Estruturas podem dar origem a tratamentos novos e inspirar criação de vacinas
estadao.com.br

A estrutura do anticorpo VRC01, em verde e azul, ligando-se ao HIV, em cinza e vermelho. Divulgação
Cientistas descobriram dois anticorpos capazes de impedir, em condições de laboratório, que mais de 90% das cepas conhecidas do vírus causador da aids, o HIV, invadam células humanas. Os pesquisadores também foram capazes de demonstrar como um desses anticorpos obtém o efeito.
Aids, no Brasil e no mundo

O trabalho, descrito na edição desta semana da revista Science, pode inspirar o desenvolvimento de vacinas contra a aids. Os anticorpos também poderiam ser desenvolvidos como uma forma de tratamento da doença, acreditam os autores da descoberta, cientistas ligados ao governo dos Estados Unidos.
"Estou mais otimista sobre uma vacina de aids neste momento do que provavelmente já estive nos últimos dez anos", disse o principal autor do estudo, Gary Nabel.
O médico Anthony S. Fauci, diretor do NIAD, órgão do governo americano dedicado ao estudo de alergias e doenças infecciosas, refere-se à descoberta dos anticorpos e à determinação do método de ação de um deles como "avanços excitantes". "Além disso, a técnica usada para descobrir esses anticorpos representa uma nova estratégia que pode ser aplicada na criação de vacinas para muitas outras doenças", afirma, em nota.
Os anticorpos descobertos, chamados VRC01 e VRC02, foram encontrados no sangue de um paciente infectado com o HIV e que não desenvolveu a doença.

A detecção foi feita com base numa nova técnica, que utiliza uma proteína modificada do HIV para localizar anticorpos específicos para a parte do vírus que se liga à célula infectada.
Os cientistas determinaram que o VRC01 e o VRC02 neutralizam mais cepas do HIV, e com maior eficiência, que anticorpos para o vírus testados anteriormente.
Descobrir anticorpos capazes de neutralizar cepas do HIV originárias de qualquer parte do mundo tem sido um desafio, porque o vírus muda continuamente a estrutura de proteínas em sua superfície. Isso dificulta o reconhecimento do invasor pelo sistema imunológico. E, como consequência dessas mudanças, um número enorme de versões do vírus existe no mundo.
Mesmo assim, cientistas identificaram algumas poucas áreas na superfície do HIV que se mantêm praticamente constantes em todas as versões. Uma dessas áreas, localizada nos "espinhos" usados pelo HIV para se ligar a células do sistema imunológico e infectá-las, é chamada de local de ligação CD4.
Os anticorpos VRC01 e VRC02 bloqueiam a infecção pelo HIV ligando-se a esse local, evitando que o vírus consiga usar o "espinho" para se agarrar às células imunológicas.
A aids infecta cerca de 33 milhões de pessoas no globo, de acordo com a agência da ONU para a doença, a Unaids. Já matou 25 milhões desde que a pandemia teve início, nos anos 80, e não há atualmente uma vacina ou cura, embora seja possível controlar a infecção com drogas.

BENEFÍCIOS DO CHA VERDE




Chá verde
http://www.emporionarede.com.br/item/CH%C3%81+VERDE+COM+LIM%C3%83O+-+MILLY
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chá verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. É chamado de verde porque as folhas da erva sofrem pouca oxidação durante o processamento, o que não acontece com as folhas do chá preto. Algumas outras ervas são vendidas a título de chá verde, porém o verdadeiro chá verde é o feito a partir da folha do arbusto Camellia sinensis.
Muito popular na China e no Japão, há pouco tempo começou a ser consumido com maior freqüência no ocidente, tradicional consumidor de chá preto, devido tanto a uma tendência orientalista, quanto às propriedades antioxidantes a ela atribuídas.
A preparação do chá verde difere um pouco dos chás tradicionais. A água não deve estar fervendo, pois do contrário as folhas acabam sendo cozidas e proporcionando um gosto amargo à bebida. O tempo de infusão também não deve ser maior que 3 minutos.
Benefícios à saúde
Estudos indicam que o chá verde é rico em substâncias antioxidantes, chamadas polifenóis, que evitam a ação destrutiva das moléculas de radicais livres que degeneram as células, auxiliando, por exemplo, no combate ao câncer e ao envelhecimento.
O chá verde também é rico em tanino que faz diminuir as taxas do LDL (colesterol ruim) e fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias. Possui bioflavonóides e catequinas: substâncias que bloqueiam as alterações celulares que dão origem aos tumores.
O chá verde também possui manganês, potássio, ácido fólico, vitamina C, vitamina K, vitamina B1 e a vitamina B2.
Antes restrito às lojas de produtos naturais, o chá verde já é facilmente encontrado nos supermercados. Preferido dos chineses, ele tem a mesma origem do chá preto. Os dois e também o "ban chá", consumido mais pelos japoneses, são produzidos a partir da planta Camellia sinensis.
O chá verde é diurético.
A colheita do chá verde no Japão
Na primavera
A mais apreciada leva de chá verde, Ichiban Cha, é colhida entre a primavera e o verão, mais ou menos em Maio, no hemisfério norte, e em Setembro, no hemisfério sul. O período exato depende de cada fazenda, devido às sutis diferenças no clima e geografia.
Antes da primavera, no começo de Março, no hemisfério norte, e de Junho, no hemisfério sul, as folhas da árvore de chá são arrancadas, e delas é feito o Banchá de Primavera.
Entre vinte e trinta dias antes da colheita, as árvores destinadas à produção de Gyokuro e Matcha são cobertas por cortinas especiais, chamadas Kanreisha, para isolá-las de contato solar direto. Dessa forma, ambos os tipos de Chá crescem com um aroma mais encorpado, uma cor mais esverdeada, e um sabor mais doce e menos amargo, graças à quantidade menor de taninos.
Depois, vem a colheita, na qual é preciso saber tempo certo para colher as folhas: colher antes do tempo certo acarretará em folhas pouco maduras, e colher depois, mesmo que alguns dias, irá tornar o chá muito mais amargo, estragando sua alta qualidade.
Para um chá perfeito, como ocorre com os melhores Gyokuros e Matchas, as folhas deverão ser recolhidas manualmente, já que, com uma máquina, será impossível separar as folhas boas das ruins.
Para entender as variedades de chá verde Japonês, é necessário conhecer os diferentes tipos de plantio e processamento
Plantação coberta
Os tipos mais nobres de chá verde vêm das folhas de árvores parcialmente cobertas do sol, que tem o nome genérico de Tencha. De acordo com a qualidade, e as características de cada chá, os vasos condutores podem ser removidos, para conferir um paladar mais agradável.
• Gyokuro: É enrolado e processado como o Sencha, mas tem um sabor mais doce e delicado. É considerado o chá mais nobre, dentre os com folha enrolada.
• Matcha: É feito a partir do tenchá triturado até a consistência do talco, e é usado no Chanoyu, a cerimônia do Chá Japonesa.
• Kukicha: É feito com folhas, galhos, e partes menos nobres que sobram da colheita do Gyokuro. Conhecido pelo seu sabor leve e refrescante, e sua cor levemente amarelada, um bom Kukicha tem um sabor próprio, comparado ao Oolong chinês, e muito pouca cafeína.
http://www.emporionarede.com.br/item/CH%C3%81+VERDE+COM+LIM%C3%83O+-+MILLY
Plantação descoberta
Do restante da plantação, são feitos outros chás, considerados menos nobres, porém mais populares, e de preparo mais fácil.
• Sencha: O tipo mais comum de chá no Japão, representando mais de três quartos de toda a produção. O Sencha da primeira colheita, quando usado comemorativamente, é também chamado de Shincha (Novo chá).
• Bancha: É uma classe de Sencha colhido entre o verão e o outono. Embora não tenha o sabor delicado, como o Sencha, é respeitado pelas suas características bem definidas, como seu sabor forte e refrescante. Ele é mais barato, e contém menos cafeína que as outras variedades.
• Genmaicha: É uma mistura de algum chá, geralmente Sencha, e Genmai (arroz torrado). A proporção de arroz e chá é muito importante, pois, se o aroma do arroz tira um pouco da amargura de um chá de qualidade inferior, o excesso tira todas as suas características.
• Hojicha: É um chá frito, ou até torrado, muito comum em casas de chá pelo Japão. Tanto o bancha quanto o kukicha podem ser usados para fazê-lo. Ele tem muito pouca adstringência, uma cor claramente vermelha, e pouca cafeína. Mas também pode haver danos à saúde se usado por pessoas portadoras de diabetes
Fonte de pesquisa: wikipédia

compre na nossa loja virtual: http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/EMAGRECIMENTO/SOL%C3%9AVEL

terça-feira, 6 de julho de 2010

CHÁ INDIANO - PRÁTICO E SABOROSO

Clique e conheça essa linha de chás: http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/CH%C3%81S/ORG%C3%82NICO


O DELICIOSO CHAI FAZ PARTE DA CULTURA MILENAR INDIANA QUE PASSA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.
OS MAIS SÁBIOS JÁ DIZIAM QUE ALÉM DE SER UM ÓTIMO ANTIOXIDANTE TAMBÉM AJUDA ELIMINAR UMAS GORDURINHAS.
VALE A PENA PROVAR POIS ALÉM DO SABOR TAMBÉM TEM UMA AROMA MUITO AGRADÁVEL.
NO EMPÓRIO DA VILA VOCÊ ENCONTRA ALÉM DO CHÁ INDIANO PRONTO TAMBÉM OS INGREDIENTES PARA FAZÊ-LO.



Ingredientes

1, 5 de água
160g de açúcar MASCAVO
200g de gengibre
3 paus de canela ( com 6 cm)
10 cravos
8 saches de chá preto
10 sementes de cardamomo
100g de leite em pó

Como Preparar

Primeiramente lave bem o gengibre, em seguida rale - o na parte mais grossa do ralador.
Em uma panela média leve os seguintes ingredientes: gengibre, cravo, canela e o açúcar em fogo médio - alto, mexendo só de vez em quando.
Dos 1,5 de água separe 200 ml e nele dilua o elite em pó, o restante da água leve para o fogo alto para esquentar.
Tire as sementes do cardamomo e amasse -as em um pilão, deixando como um farelo.
Quando o açúcar e o gengibre formarem um melado, coloque o cardamomo e a água quente.Espere alguns minutos e acrescente o leite em pó que foi diluído e leve novamente ao fogo até ferver.
Após a fervura desligue o fogo e acrescente o sachês de chá preto deixando -o descansar por 10 minutos. Com uma colher aperte levemente os sachês do chá preto na lateral da panela (cuidado para que os sachês não estourem).
Você deverá coar o chá em uma peneira grossa para que sejam removidas as partes grandes usados no chai, em seguida transferi - lo para a garrafa térmica passando novamente por uma peneira mais fina.
O chá deve ser sempre servido quente e pode pode ser guardado em geladeira por um dia. Então faça e curta esta delícia das Índias!

COMPRE PRONTO:
Clique e conheça essa linha de chás: http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/CH%C3%81S/ORG%C3%82NICO

45 3524 0258

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ÓLEO DO COCO EXTRA VIRGEM E SEUS BENEFÍCIOS.



Muitos benefícios a sua saúde !



http://www.emporionarede.com.br/

O ÓLEO DE COCO EXTRA VIRGEM VEM SENDO MOTIVO DE PESQUISAS EM TODO O MUNDO.

COMPROVADA SUAS QUALIDADES COMO EMAGRECEDOR, FORTALECEDOR DO SISTEMA IMUNOLÓGICO, REGULADOR INTESTINAL, REDUTOR DO ENVELHECIMENTO CUTÂNEO, REGULARIZADOR DE COLESTEROL, POR SER RICO EM VITAMINAS, ÁCIDOS GRAXOS E ALTA CONCENTRAÇÃO DE ÁCIDO LÁURICO, A CADA DIA O AUMENTO POR MAIS ESTA DESCOBERTA AUMENTA.

PODE SER UTILIZADO COMO TEMPERO EM SALADAS, EM SHAKES, VITAMINAS, NO IOGURTE, SALADA DE FRUTAS, SUBSTITUIR O ÓLEO DE COZINHA, A MARGARINA, ATÉ MESMO PARA FAZER PIPOCAS.

PODE SER USADO TAMMBÉM DIRETO NA PELE, MASSAGEANDO-A LENTAMENTE. RECOMENDA-SE TAMBÉM PARA PREVENÇÃO DE ESTRIAS NO CASO DE GESTAÇÃO.


É ISSO AÍ PESSOAL .

MAIS UMA CURTINHA DO EMPÓRIO DA VILA - PRODUTOS NATURAIS.
http://www.emporionarede.com.br/
CARINHO PELO QUE FAZ!
3524 0258 - LIGUE E PEÇA.
Av. Silvio Américo Sasdelli 2080 Vila A

quinta-feira, 1 de julho de 2010

DEU NO GLOBO REPÓRTER - CHÁS QUE ACALMAM

(valeriana)
http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/FITOTER%C3%81PICOS/ENCAPSULADOS




As plantas medicinais recentemente foram destaque no Globo Repórter, nesta edição estava lá nossa terrinha. Foz do Iguaçu aparece como destaque no cultivo e utilização de ervas, você deve pensar que isso não é novidade, o nome de Foz do Iguaçu ligado as ervas...( rs ).


É isso aí! Nem só daquela erva vive Foz do Iguaçu.


As ervas medicinais estão sendo cultivadas por toda região, inclusive em um interessante projeto no Refúgio biológico, são enviadas aos postos de saúde e receitadas pelos especialistas.





Para depressão fora indicado: Passiflora, valeriana, ginseng
Chá de Cidrozinha: digestivo, calmante.
Chá de Alcachofra: para colesterol.
Espinheira Santa: para males referentes ao estômago.
Para ansiedade e emagrecimento: embaúba, carqueja, alcachofra e melissa.

Não esqueça no EMPÓRIO DA VILA você encontra uma variedade de ervas medicinais.
EMPÓRIO DA VILA - CARINHO PELO QUE FAZ.
CONHEÇA NOSSA LOJA VIRTUAL CLICANDO: http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/FITOTER%C3%81PICOS/ENCAPSULADOS
Érica Massarenti

Observe tudo isso pelo youtube.