Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Menopausa e os fitoterápicos.


http://www.emporionarede.com.br/listacategoria/FITOTER%C3%81PICOS/ENCAPSULADOS

Climatério! Normalmente entre os 45 aos 60 anos as mulheres entram em crise por causa da Menopausa.
Ocorre o encerramento do ciclo menstrual, saiba, isso não é uma doença. É um estágio natural da vida, os efeitos corporais severos podem ser aliviados com tratamenos fitoterápicos.
Fiquem atentas aos sintomas: ressecamento de olhos, pele, unhas e vagina, falta de sono, menstruação irregular, abundante, prolongada, ou sangramento fora da época.
Aumento de peso, incontinência urinária; memória fraca; perda de concentração, dores musculares; obesidade ou emagrecimento, dispepsia, meteorismo, dores no baixo-ventre, artrose, descalcificação óssea (osteoporose).
Calores repentinos, transpiração, palpitação, prisão de ventre, vertigens, oscilação de humor. Queda de cabelo, crescimento de pelos.
Tristezas; depressões ou excitabilidade, sudação nervosa, dificuldades sexuais. Perturbação no sono e suores noturnos. Palpitações, falta de ar, problemas circulatórios, mentais etc.

ALIMENTOS FITOTERÁPICOS PODEM AJUDAR A PASSAR POR ESTA FASE SEM TANTO SOFRIMENTO.
Existem milhares de folhas, frutos, raízes e até sementes que contêm estes “hormônios”, beneficiando as mulheres que optaram por este método.
O ginseng (Não usar se houver pressão alta e diabetes) – os mais indicados ainda o dong quai e a raiz de alcaçuz, chamada de ginseng da mulher.
Erva-de-São-João, raiz de kava-kava, urtiga, valeriana, castanheiro-da-índia e também o cravo-da-índia.
A soja e seus derivados (tofu, leite) são ricos em isoflavonas, uma classe de fitoestrógeno que diminui a taxa de colesterol, aumenta o conteúdo de minerais nos ossos, alivia sintomas da menopausa.
A vitamina E – neutraliza calores, reduz o risco de problemas cardiovasculares, suores, depressão, ansiedade, tontura, palpitações, falta de ar e fadiga em seis semanas (diabéticos devem usar doses reduzidas). Esta vitamina você encontra em nozes, grãos integrais, amêndoas, azeite de oliva, gérmen de trigo novo prensado a vácuo. Ela ainda age como um antioxidante e combate o LDL – “MAU COLESTEROL”, que, oxidado, pode prejudicar as veias sangüíneas e causar arteriosclerose. O mesmo benefício não foi conseguido com suplementos vitamínicos.
Salsinha, gergelim, ameixas, anis, aipo, alho, brócolis, couve-de-bruxelas, milho, semente de feno-grego, abacaxi, linhaça, broto de alfafa, abóbora, erva doce, maçã, banana, vagens, beterraba, cerejas, mamão, azeitonas, milho, pepino, batatas e muitas outras são substâncias semelhantes ao estrógeno.
O pólen é rico em hormônio do crescimento que, segundo pesquisas, aumenta a resposta dos ovários às gonadotropinas (hormônios secretados pela hipófise).Este hormônio auxilia a produção de estrogênio e tem efeito positivo em casos de ovário policístico, anovulatório e alguns tipos de infertilidade.
Aproveite dos alimentos ricos em vitamina E.
Bardana, todos os cereais integrais, todas as sementes, linhaça, sementes de girassol e abóbora, gérmen de trigo, brotos de alfafa e de soja. Obs: Os alimentos crus e frescos têm um efeito maior que os cozidos.

CUIDE-SE!
ATENÇÃO:
Atividades física, yoga, usar roupas folgadas, evitar sintéticos, muita água, fazer massagens e relaxamento também pode ajudar muito neste momento.
ONDE COMPRAR: 
DE PABLO NERUDA


Plena mulher


Plena mulher, maçã carnal,
lua quente, espesso aroma de algas,
lodo e luz pisados, que obscura claridade
se abre entre tuas colunas?



que antiga noite o homem toca com seus sentidos?
Ai, amar é uma viagem com água e com estrelas,
com ar opresso e bruscas tempestades de farinha:




amar é um combate de relí¢mpagos e dois corpos
por um só mel derrotados.
Beijo a beijo percorro teu pequeno infinito,
tuas margens, teus rios, teus povoados pequenos,




e o fogo genital transformado em delí­cia
corre pelos tênues caminhos do sangue
até precipitar-se como um cravo noturno,
até ser e não ser senão na sombra de um raio.

Um comentário:

  1. Excelente matéria sobre alimentação e seus benefícios, gostaria de levar uma vida mais saudável, mas sou muito indisciplinada na alimentação e tbm sedentária.

    Como estou precisando me cuidar. Além de sofrer de stress, alergia no corpo inteiro, atraves de muitos exames, o resultado foi negativo, é tudo psicológico.

    Seria de grande ajuda se ao menosme alimentasse de forma adequado. Tem dias que nem como, devido ao stress..

    Adorei conhecer o blog.

    Bjs
    Meire
    @Lara26sp

    ResponderExcluir