Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

SHITAKE, ESSENCIAL PARA SUA SAÚDE.



Mais uma delícia Empório da Vila.



Risoto de Shiitake


2 (chá) de arroz arboreo italiano
3 (sopa) de azeite de oliva
1 (sopa) de manteiga sem sal
80 gramas de shiitake desidratado (seco)
20 gramas de queijo parmesão ralado
2 cubos de caldo de galinha
1 cebola média picada
sal



EMPORIO DA VILA - 3524 0258
VILA A
CLIQUE E ENTRE EM NOSSA LOJA VIRTUAL:
http://www.emporionarede.com.br/




Colocar numa tigela o shiitake cortado em pedacinhos e 5 xícaras (chá) de água fria e deixar reidratar o cogumelo por uma hora. Retirar e reservar. Usar a água do shiitake e dissolver nela ela os cubos de caldo de galinha, e colocar numa panela para ferver. Após a fervura, manter o caldo quente. Numa panela de pelo menos 5 litros, fritar a cebola no azeite de oliva até ficar transparente, juntando, então o arroz e o shiitake, sempre mexer com colher de pau, por mais 3 minutos. Acrescentar uma concha do caldo de galinha e continuar a mexer até que a mistura precise de mais caldo, mantendo esta operação por mais ou menos 20 minutos, até que o arroz ficar al dente. Corrija o sal, se necessário, durante o cozimento. Apagar o fogo, misturar a manteiga sem sal e o queijo. Sirva acompanhado de vinho italiano ou sake gelado.







MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O SHITAKE.



Os cogumelos cultivados pela Cogumelos Yama são 100% NATURAIS, não contendo agrotóxicos.

Cogumelos: alimentos poderosos
Comuns na culinária japonesa, o shimeji e o shiitake ajudam a emagrecer e a prevenir algumas doenças
Muito usados na culinária oriental, o shimeji e o shiitake agora são considerados alimentos fundamentais à manutenção da saúde e da boa forma. Saborosos e versáteis, os dois cogumelos foram eleitos por uma série de estudos - a maioria da Universidade de Osaka - peça-chave na nutrição funcional devido à ação preventiva e de cura que apresentam contra algumas doenças. Isso sem falar na ajuda que eles dão a quem está de dieta - como têm poucas calorias, podem ser incluídos tranqüilamente em um cardápio light. Confira, a seguir, tudo o que essas delícias saudáveis são capazes de fazer pelo organismo.
1- Sem fome
Dependendo da receita, um prato à base de shiitake ou shimeji pode ser bem magrinho. Isso porque o alimento soma apenas 35 calorias a cada 100 gramas, o equivalente a uma xícara e meia de chá. Além disso, seu sabor intenso aciona uma espécie de centro de recompensa do sistema nervoso, que manda uma mensagem de saciedade ao cérebro. Mas atenção: de nada vai adiantar banhar o cogumelo em manteiga na hora do preparo. Para manter o baixo valor calórico, experimente cozinhá-lo com uma colher de chá de margarina light.



2- Muita proteína
O shiitake é fonte de fibras, vitaminas e minerais, mas seu carro-chefe é mesmo o alto teor protéico. Pode-se dizer que quatro colheres de sopa do cogumelo equivalem - acredite - a um bife de carne vermelha pequeno. Tanto o shiitake quanto o shimeji contêm grande concentração de aminoácidos essenciais, nutrientes indispensáveis ao bom funcionamento do metabolismo. Outra vantagem desses alimentos sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contra-filé possuem cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma porção de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura.
3- Combate a doenças
Entre os principais benefícios terapêuticos do shiitake e do shimeji está a estimulação do sistema imunológico. Só por isso, eles já podem ser considerados alimentos mais do que funcionais. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentina, que, segundo pesquisas da Universidade de Michigan, nos EUA, seria capaz de ativar o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção de interleucina, uma outra substância relacionada ao combate da gripe e infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas como hepatite e Aids. Além disso, ela previne o aparecimento de tumores cancerígenos.
4- Sangue mais fino
Os pesquisadores apontam o shiitake e o shimeji - em uma lista que inclui ainda a cevada, o farelo de arroz, a alga marinha e o chá verde - como alimentos altamente capazes de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração (entre elas, o colesterol alto, a hipertensão, o enfarte e o diabetes). Duas substâncias são responsáveis por esse feito: a eritadenine - que diminui a agregação de gordura no sangue - e as betaglucanas - fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, secos ou na forma de extratos, como medicamento para tratar o corpo e viver cada vez melhor.
Como preparar
Para tirar melhor proveito do shiitake e do shimeji, o truque é prepará-los em molhos, sopas, cremes, refogados ou chás. É que as receitas que envolvem calor multiplicam seus poderes. Aquecidos a 65 graus (temperatura que antecede o ponto de fervura), durante pelo menos dois minutos, eles atingem uma boa concentração dos princípios ativos. Já quando o assunto é prevenção, indica-se consumir 30 gramas ou o equivalente a três colheres de sopa desses cogumelos por semana para afastar os problemas de saúde.

Shiitake
Estudos científicos, a maioria da Universidade de Osaka, no Japão, elegeram esse alimento como essencial da nutrição funcional depois de comprovar sua ação de prevenção e cura contra algumas doenças. Tanto que, apesar do preço ainda salgado, é possível comprá-lo fresco ou seco com mais facilidade em feiras e até nas grandes redes de supermercados.

Ativa o botão da saciedade e diminui a fome
Dependendo da receita, um prato à base de shiitake ou shimeji pode ser considerado para lá de light. O alimento soma apenas 35 calorias, em média, para uma porção generosa de 100 gramas, 1 xícara e meia de chá ­- um valor menor que a metade da mesma quantidade de kani, por exemplo, que já é considerado pouco calórico. "Sem falar que o sabor intenso dele aciona uma espécie de centro de recompensa do nosso sistema nervoso. Ativado, esse centro manda uma mensagem de saciedade ao cérebro", explica Vanderlí Marchiori, nutricionista de São Paulo. Mas atenção: para conservar o baixo valor calórico do cogumelo não vale banhá-lo na manteiga (troque-a por uma colher de chá de margarina light) nem regar o risoto com uma lata de creme de leite.

Garante tanta proteína quanto a da carne vermelha (e engorda menos!)

Ele contém vitaminas, fibras e minerais, mas é o alto teor protéico o carro-chefe nutricional do cogumelo. Dá para dizer que quatro colheres de sopa de shiitake equivalem a um bife de carne vermelha pequeno. Tanto o shiitake como o shimeji contêm uma composição privilegiada de aminoácios essenciais, aqueles nutrientes fundamentais para o metabolismo funcionar a pleno vapor e que o nosso corpo não sintetiza sozinho. Outra grande vantagem dele sobre a carne está na baixa quantidade de gorduras. Enquanto 100 gramas de contra-filé têm cerca de 13 gramas de lipídios, a mesma quantidade de cogumelo não ultrapassa um grama de gordura. Aí, não importa se você é fã da proteína para ganhar músculos ou se quer emagrecer comendo menos carboidrato, o ponto vai para o cogumelo.

Recruta o exército de defesa do organismo e previne da gripe ao câncer
Estimular o sistema imunológico está entre os principais benefícios terapêuticos dos cogumelos shimeji e shiitake e, só por isso, já podem ser considerados alimentos mais do que funcionais. Essa missão fica a cargo de uma substância chamada lentinan. "Segundo estudos da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, o lentinan seria capaz de estimular o funcionamento dos macrófagos, células responsáveis pela produção da interleucina, uma outra substância relacionada ao combate da gripe e de outras infecções, até mesmo as causadas por doenças crônicas como hepatite e Aids, além de prevenir o aparecimento de tumores cancerígenos", constata Jocelem Mastrodi Salgado, professora titular de nutrição da Escola Superior de Agricultora Luiz Queiroz (ESALQ/USP), em Piracicaba.



Afina o seu sangue e afasta o mau colesterol
Ao lado de uma lista que inclui a cevada, o farelo de arroz, a alga marinha e o chá verde, os pesquisadores apontam o shiitake e o shimeji como alimentos capazes de proteger o organismo contra doenças ligadas ao coração. Entre elas, o colesterol alto, a hipertensão, o enfarte e o diabetes. São duas as substâncias responsáveis pela tarefa: a eritadenine que diminui a agregação de gordura no sangue (e que, quando em excesso, entope as artérias) e as betaglucanas, fibras que ajudam no controle do mau colesterol. Não é à toa que os chineses chamam os cogumelos de tônico da longevidade e os utilizam, há muitos anos, secos ou na forma de extratos como medicamentos para tratar o corpo e viver cada vez melhor.



EMPORIO DA VILA - 3524 0258
VILA A
CLIQUE E ENTRE EM NOSSA LOJA VIRTUAL; http://www.emporionarede.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário