Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

DOENÇA CELÍACA.



DICAS DE ZERO HORA.

VOCÊ CONHECE A DOENÇA CELÍACA?









Constipação intestinal, rinite, asma, dermatite, ansiedade e depressão são sintomas da intolerância ao glúten.


Os celíacos são pessoas que possuem intolerância permanente ao glúten, proteína que pode ser encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e malte, e que não podem ingeri-lo de forma alguma. A doença não tem cura, mas retirando-a da dieta a pessoa consegue levar uma vida saudável e normal. Porém, é preciso ficar atento, porque o glúten está presente em pães, bolos, biscoitos e em quase todos os produtos industrializados.

Nos Estados Unidos e na Europa estima-se que uma em cada 200 pessoas têm a doença celíaca. No Brasil, a estimativa é de que uma em cada 600 pessoas enfrente problemas de saúde por não poder ingerir a proteína. Os sintomas mais comuns relacionados ao glúten são constipação intestinal, rinite, asma, artrite, prurido, dermatite e acne, além de alterações de humor, ansiedade e depressão.

— Quando não são imediatos, os sintomas podem se manifestar até quatro dias após o consumo do alimento e muitas vezes de maneira crônica. Daí a necessidade de observar permanentemente e, se possível, anotar em um papel como o corpo responde após essa ingestão.

Os exames de sangue mais utilizados para detecção da doença são o AAT (anticorpo anti-transglutaminase tecidular) e o AAE (anticorpo anti-endomísio). Eles são altamente precisos e confiáveis, mas insuficientes para um diagnóstico. De acordo com o especialista americano Thomas OBryan, muitos pacientes levam até 30 anos para descobrir a doença e passam por cerca de cinco médicos, até conseguir obter o diagnóstico preciso.

Para pessoas que apresentam problemas crônicos de constipação, flatulência, artrite, coceiras pelo corpo, enxaquecas, alterações de humor e ansiedade e que ingerem glúten com frequência, a sugestão é restringir o consumo desses alimentos para observar se há melhora dos sintomas.

— É preciso lembrar que o glúten não é um nutriente essencial para a saúde e a sua retirada da dieta não causa prejuízos.

Os celíacos podem consumir os produtos à base de arroz, milho, mandioca, polvilho, batata, quinua, farinha de banana e soja. Produtos que naturalmente são isentos de glúten, como barras de arroz com açúcar, pipoca de milho de canjica, frutas desidratadas, frutas oleaginosas, arroz integral, milho, soja e derivados, leguminosas (feijões, ervilha, lentilha), frutas e hortaliças também são ideais para quem possui a doença.

— O celíaco vive com qualidade de vida e não manifesta os sintomas da doença desde que cumpra a dieta.

Sintomas


• Constipação intestinal
• Rinite
• Asma
• Artrite
• Prurido, dermatite e acne
• Alterações de humor, ansiedade e depressão.


NO www.emporionarede.com.br vc encontra produtos para celíacos.

http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Segundo%20Caderno&newsID=a3290768.xml

Nenhum comentário:

Postar um comentário