Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Benefícios do Guaco


GUACO

http://www.emporionarede.com.br/home



Descrição : Da família das Asteraceae, trepadeira perene de folhas ovais, simples, suculentas e cheirosas e de inflorescência de cor branca. É também conhecida como cipó-catinga, cipó-sucuriju, erva-de-cobra e vaco. A palnta se desenvolve como trepadeira arbustiva, lenhosa e sem gavinhas, com caule volúvel, cilíndricio e ramoso. As folhas de cor verde-brilhante, são opostas, pecioladas, codiformes, rígidas e quase triangulares, de bordo inteiro e com cinco a sete nervuras na base. Exalam um forte aoma quando são esfregadas ou partidas. As inflorescências são brancas e reúnem-se em pequenos buquês agrupados em belos cachos. Na época da floraçào, torna-se uma  muiot procurada pelas abelhas melíferas. Reproduz-se por sementes ou pelo plantio de estavas do caule, de preferência em terrenos arenosos e úmidos, áreas sujeitas a inundações e beiras de rio. Nasce também, nas matas e nos cerrados, adaptando-se bem ao cultivo doméstico. As folhas podem ser coletadas em qualquer época do ano, dando-se preferência ao período antes das floração, quando a palnta apresenta maior teor de princípios ativos.

Cultivo: Planta brasileira, prefere terrenos arenoargilosos e úmidos. Como cipó, exige locais para desenvolver-se como trepadeira. Em cultivo programado pode ser feito semelhante ao maracujá, em parreiras. As mudas formadas devem ir para o local definitivo até 6 meses de seu plantio.


Propriedades : Diurético, béquico, expectorante, anti-reumático, febrífugo, sudoríparo e depurativo.

Indicações : Fornece um chá perfumado e muito útil em casos de tosse e catarros.
Principios Ativos : Flavonóides, cumarinas, terpenos, guacina, glicosídios, resinas e taninos.

Modo de usar: infusão - Duas xícaras de café de folhas frescas em 1/2 litros de água. Tomar uam xícara de chá quatro vezes ao dia (reumatismo). xarope - colocar quatro xícaras de café do sumo das folhas frescas em 1/2 litros de xarope. Tomar uma colher de sopa à cada seis horas.
Toxicologia : O uso prolongado predispõe a acidentes hemorrágicos. também pode provocar vômitos e diarréias.

Estados gripais; febres; catarros bronquial; asma brônquica; anti-séptico das vias respiratórias; reumatísmos; em 1 xícara de chá, coloque 1 colher de sopa de  fresca picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara de chá, 2 vezes ao dia.
Toses rebeldes ; coloque 2 colheres de sopa de folhas frescas picadas em 1 xícara de café de açúcar cristal. Leve novamente ao  brando,a té o açúcar derreter. Tome 1 colher de soap , de 2 a 3 vezes ao dia. Para crianças dar somente metade da dose.
Reumatismo; varizes; afecções pulmonares ; coloque 5 colheres de sopa de folhas picadas em 1 garrafa de vinho branco. Deixe em maceração 8 dias, agitando o líquido de vez em quando e coe. Tome 1 cálice de licor, de 2 a 3 vezes ao dia.
Úlceras; feridas; cicatrizante : coloque 1 colher de sopa de folhas frescas de guaco e 1 colher de sobremesa de rizoma de confrei, tudo bem picado, em 1 xícra de chá de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos e coe. Aplique no local afetado, com um chumaço de algodão, 3 vezes ao dia.

Referência :
A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras - Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto - Editora Ediouro. 1979.




O guaco pode ser  encontrato no Empório da Vila
45 3524 0258
http://www.emporionarede.com.br/home
De um click e curta nosso blog.

Siga nos também e receba nossas atualizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário