Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

Anticoncepcionais orais. VERDADES E MITOS!



Olá pessoal!

Dúvidas ainda ?

Mais de 90 milhões de mulheres no mundo inteiro utilizam esse método contraceptivo, mas apesar de tão popular muitas ainda possuem inúmeros questionamentos a respeito dele.

As pílulas estão na lista daqueles com um menor índice de falha.

Os anticoncepcionais atuam evitando que ocorra a ovulação - liberação de óvulo pelos ovários, que se dá por volta do 14º dia do ciclo menstrual.

Apesar de nenhum método contraceptivo ser isento de riscos, estes tendem a ser mínimos e contrabalançados pelos benefícios. Um bom acompanhamento médico pode ajudar a reduzir os riscos em potenciais durante o uso.

Dúvidas Frequentes:

Pílula engorda? Dá varizes? Prejudica a pele e os cabelos? Piora o humor?

Parar de tomar pílula pode sim causar acne.

Saiba que alguns remédios podem anular o efeito do anticoncepcional.
Sabe-se que a ampicilina e várias drogas anti-convulsivantes podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais.
Os riscos de câncer de mama e de útero é praticamente o mesmo entre usuárias e não-usuárias de ACOs.Em tumores malignos do endométrio (camada mais interna do útero) e do ovário, a pílula exerce um efeito protetor - as usuárias de ACOs apresentam metade do risco de câncer de endométrio e ovário das não-usuárias.

Peso X pílula
Ainda que o ganho de peso esteja entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam ACOs, estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro. Uma pesquisa recente avaliou a variação de peso de 128 mulheres em uso de contraceptivos orais durante 4 meses e descobriu que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período. Assim, queixar-se de ganho de peso já não é a melhor desculpa para interromper o uso da pílula...

Pílula não faz mal para o cabelo.

A pílula te encheu de Varizes?
As pesquisas produziram resultados controversas até o momento.

Depois que comecei a tomar a pílula, meu humor mudou.
Podem ocorrer náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramentos vaginais irregulares e depressão nos primeiros meses de uso da Pílula, mas estes efeitos colaterais freqüentemente cessam após alguns meses.

A Pílula pode ser usada no tratamento da endometriose.
ACOs realmente fazem parte do tratamento não-cirúrgico desta doença. Progestinas isoladamente podem ser úteis e são a primeira escolha de muitos especialistas.

Depois que comecei a tomar a pílula, não tive mais cólicas menstruais.
A menstruação dolorosa é menos freqüente nas mulheres que não ovulam. Por isso, os ACOs podem ser úteis em 70-80% dos casos de dismenorréia. Quando a pílula é suspensa, as mulheres geralmente sentem a mesma intensidade de dor que apresentavam antes do seu uso.

É verdade que Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param.


Com o tempo, a Pílula ajuda a proteger os ossos, mas faltam maiores comprovações científicas.

A Pílula não piora a asma.

Dicas de Mdemulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário