Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Você sofre de refluxo gastroesofágico? Eu sofro.


O que é:
A doença do refluxo gastroesofágico acontece quando o paciente apresenta refluxo do conteúdo do estômago para o esôfago em índice patológico, quando este refluxo causa sintomas ou quando faz lesão no esôfago.

Saiba os sintomas:
O principal sintoma do refluxo é a azia ou sensação de queimação na parte alta do abdômen e/ou no meio do tórax.
Os outros sintomas são divididos em esofágico e extra-esofágicos.
Entre os esofágicos temos: dor forte no peito simulando infarto do coração, sensação de refluxo dos alimentos, mau hálito, vômitos freqüentes e dificuldade para engolir.
Entre os extra-esofágicos temos: tosse crônica, asma, sinusite, pigarro e rouquidão.

Algumas medidas para evitar-se o refluxo:
- Combater a obesidade;
- evitar deitar-se após as 2 primeiras horas após a alimentação;
- evitar álcool;
- ingerir pequena quantidade de líquido durante e após as refeições;
- evitar chá preto e café com o estômago vazio.

Para diagnosticar é simples:
A endoscopia é o primeiro exame usado em pessoas com sintomas de refluxo e a esofagite (feridas no esôfago) quando encontrada normalmente fecha o diagnóstico. Outros achados sugestivos são a hérnia de hiato e a incompetencia do cárdia.
Na dúvida o exame de maior acurácia é a pHmetria (fala-se peagámetria). Consiste em um fino cateter que é introduzido pelo nariz até a porção final do esôfago onde permanece por 24 horas medindo a acidez. Este cateter é ligado a um gravador. Para fazer o exame o paciente deve ficar 10 dias sem usar medicamentos que diminuem a acidez do estômago para não dar falso negativo.
Outro exame que também pode ser usado é a seriografia que é um raio X em que o paciente bebe um contraste que mostra o funcionamento e a anatomia do esôfago e estômago.
Existe o tratamento clínico e o cirúrgico.
A cirurgia está indicada para os pacientes que não respondem ao tratamento clínico ou que necessitam uso contínuo de medicamento e optam por operar. Atualmente a cirurgia é realizada por vídeolaparoscopia em que são feitos cinco furinhos no abdômen.
Raramente pode ser impossível realizar a cirurgia por vídeolaparoscopia. Combine antes com seu médico que se isto ocorrer se deseja que a cirurgia seja convertida para laparotomia(corte) ou se prefere que não seja concluída.
A cirurgia consiste em diminuir o orifício do diafragma por onde passa o esôfago e construir uma válvula que impede o refluxo. O diafragma é o músculo que separa o tórax do abdômen e a válvula é feita com o estômago dando uma volta sobre o esôfago
Ref. Bibliográficas: Indigestão e Úlcera – Prof. C. J. Hawkey e Dr. N. J. D. Wight –
ANEXO DA REVISTA "ISTO É",pág. 42-44

clique e conheça nossa loja

Um comentário:

  1. então mas nao esta dizendo com que produto pode ajudar a melhorar esse refluxo e eu trabalho com uma linha de produtos que ajudam mt na area gastrica e intestinal quem sabe vc conhece.
    mt bom seu blog interresante

    ResponderExcluir